Paradigma do Infinitismo: Filosofia

Um diagnóstico para a civilização no Planeta Terra que está 2 séculos atrasado: civilização salta de 'Desamparado como um bebé' para 'Pode resolver problemas imediatos'.






Página 398 - 403 de "ERRO de cálculo" como PDF.

Partes das páginas 399 e 400 de "ERRO DE CÁLCULO":

  O primeiro salto da civilização


Uma civilização atinge diferentes níveis de capacidade para dominar desafios de sobrevivência cada vez mais difíceis. Começa com o nível 0: uma civilização com a mesma capacidade de sobrevivência que os dinossauros tinham em tempos. As capacidades de uma civilização de nível 0 são definidas como indefesas como um bebé.

No início da Revolução Industrial, ninguém sabia o que iria surgir. A ciência do século XX permitiu reconstituir o destino da Terra nos últimos milhares de milhões de anos e prever o futuro do nosso sol.

Só houve um fracasso total: qual será a trajectória da nossa civilização? Os charlatães actuaram como mercadores do medo. Os misantropos divertem-se a difundir fantasias do Juízo Final. Os desesperados começaram a considerar os últimos depósitos de energia fóssil como uma espécie de última refeição. Todos os cépticos do clima dizem: aproveitemos a nossa última refeição, o fim é inevitável. Será sequer concebível uma violação mais abrangente do direito humano ao futuro?

A energia fóssil foi o meio correcto para iniciar o primeiro salto da civilização. É muito mais fácil utilizar um fogo de carvão para alimentar uma máquina a vapor do que construir um sistema fotovoltaico, um sistema de armazenamento de electricidade e um motor eléctrico. Não há nada de errado em utilizar a energia fóssil para acelerar o desenvolvimento durante 100 ou 150 anos. Mas depois, uma civilização deve aperceber-se da singularidade da situação, compreender o processo do salto civilizacional e iniciar a conclusão.

Os progressos científicos registados desde 1800 foram enormes. Mas porque é que ninguém fez investigação sobre o estado actual e o desenvolvimento futuro da nossa civilização?

Paradigma do Infinitismo Paradigma do Infinitismo
Pode uma civilização desenvolver a capacidade de sobrevivência ilimitada? Pensamos que sim! É assim que a prosperidade global e um futuro sem limites são possíveis.


Mensagem de Natal
Pouco antes do Natal de 2018, houve uma reunião com um alto dignitário da Igreja Católica Romana. Esta mensagem foi redigida para esse encontro.






          Paradigma do Infinitismo: Filosofia: Um diagnóstico para a civilização no Planeta Terra que está 2 séculos atrasado: civilização salta de 'Desamparado como um bebé' para 'Pode resolver problemas imediatos'. https://paradigm.pege.org/philosophy-pt/